Projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” é apresentado em conferência internacional

Projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” é apresentado em conferência internacional

O projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”, que procura implementar soluções de desenvolvimento responsável para o eixo geográfico onde se situam as ruínas da cidade romana de Conímbriga, as ruínas da Villa Romana do Rabaçal e o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, vai estar em destaque durante a II Conferência Internacional CREATOUR, que terá lugar em Braga de 7 a 9 de junho.

A apresentação do projeto, dinamizado pelo MosaicoLab e que tem como base o património de mosaico romano presente na região, terá lugar logo no primeiro dia do encontro, e estará a cargo de Humberto Figueiredo, Doutor em Belas-Artes pela Universidade Complutense de Madrid e coordenador da iniciativa.

Será uma oportunidade para divulgar em particular o programa de workshops, que decorre desde o início do ano no Museu Monográfico de Conímbriga, e que permite experimentar a arte do mosaico e compreender de forma aprofundada o seu valor estético e cultural, tanto no período romano como em outros períodos históricos. Os interessados podem saber mais e inscrever-se nesta página, estando disponíveis dois formatos: Ocasional (que possibilita a frequência de uma sessão de três horas) e Curso (com quatro sessões de três horas ao longo de um mês).

Durante a II Conferência Internacional CREATOUR, o trabalho realizado no âmbito do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” será ainda abordado em duas sessões paralelas: uma, dedicada ao papel das tecnologias da informação e comunicação no planeamento e implementação do turismo criativo e a outra, à importância desta atividade para a sustentabilidade dos territórios.

A primeira apresentação decorrerá também no dia 7 de junho, ficando a cargo de Jorge Cardoso, docente do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e tendo como tema “As ferramentas digitais na exploração do mosaico romano”. A segunda, terá lugar no dia seguinte, com Humberto Figueiredo a abordar o tema “O turismo criativo para a inovação territorial”.

O projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” é um piloto do CREATOUR – uma iniciativa que envolve cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais e criativas – e centra-se no turismo criativo em torno do mosaico romano. Tem vindo a dinamizar iniciativas de vários tipos, como workshops de mosaico para públicos diversos, visitas guiadas, recuperação de património existente ou criação de novo património, em colaboração com diversas entidades locais, mas também com a Escola Superior de Arte e Design de Mérida, em Espanha.

A II Conferência Internacional CREATOUR decorrerá no Campus de Gualtar (Braga) da Universidade do Minho. Vai reunir investigadores e redes de turismo criativo que vão discutir as tendências emergentes e de futuro nesta área.

Sobre o autor

Pedro Santos administrator