MosaicoLab volta a promover workshops de mosaico no Museu Monográfico de Conímbriga

MosaicoLab volta a promover workshops de mosaico no Museu Monográfico de Conímbriga

Entre março e junho, o MosaicoLab vai retomar o programa de workshops de mosaico no Museu Monográfico de Conímbriga. Será uma oportunidade a não perder para todos os interessados no mosaico e em conhecer o seu valor estético e cultural – tanto no período romano como em outros períodos históricos – ou até em experimentar as suas técnicas, criando o seu próprio mosaico para levar.

O programa contempla diferentes conteúdos temáticos teóricos e práticos, agregando conhecimentos de diversas áreas disciplinares – de História da Arte, de Estética, de Belas-Artes e de Arquitectura, entre outras.

As sessões decorrerão de acordo com um formato ocasional, destinado exclusivamente aos visitantes do Museu Monográfico de Conímbriga e das Ruínas Romanas, sendo obrigatório estar em posse do bilhete conjunto de visita para se poder frequentar os workshops. Uma vez que a observação dos mosaicos romanos de Conímbriga constitui o melhor estímulo para a vertente criativa proposta pelo MosaicoLab, a visita às Ruínas é possível antes do início do workshop.

Este formato possibilita a frequência de uma sessão de 2,5 horas, às segundas ou às sextas, sempre entre as 11h00 e as 13h30. Os interessados deverão efetuar antecipadamente a sua pré-inscrição no site do MosaicoLab, em https://mosaicolab.pt/pt/workshops, com pelo menos uma semana de antecedência (período mínimo para a sua aceitação, dada a existência de limite de inscrições para cada sessão prevista). O pagamento, no valor de 15 euros, deverá ser feito previamente, através dos dados entretanto comunicados por e-mail aos pré-inscritos.

A frequência está aberta a todas as idades a partir dos dez anos, sendo exigido o acompanhamento de um adulto sempre que a idade o justificar. Mais informações podem ser obtidas no Facebook (facebook.com/mosaicolabportugal) ou através do e-mail contact@mosaicolab.pt.

As sessões terão a orientação de Humberto Figueiredo, Doutor em Belas-Artes pela Universidade Complutense de Madrid e coordenador do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”, um projeto-piloto do Creatour dinamizado pelo MosaicoLab, que procura implementar soluções de desenvolvimento responsável para a região de Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo como base o património de mosaico romano ali existente.

Sobre o autor

Pedro Santos administrator