Festa do Mosaico 2020

ROTA DO MOSAICO CONÍMBRIGA E SICÓ

Novembro / Dezembro

Devido à atual situação de Pandemia, o Festival do Mosaico dá lugar à Festa do Mosaico – uma versão digital do Evento anual.

Festa do Mosaico é um convite à criatividade pessoal no seio do Património, à descoberta e ao diálogo com o passado romano e com uma das suas expressões culturais mais surpreendentes – o universo criativo do Mosaico.

Para maior segurança de todos, a Festa do Mosaico recorre aos meios digitais para proporcionar diversas atividades criativas e o acesso a vários conteúdos culturais a elas associados.

Um encontro estimulante em torno do Património e da Criatividade

As ferramentas digitais desenvolvidas especificamente para a Festa do Mosaico 2020, pela MosaicoLab, visam permitir a participação à distância de comunidades de diferentes regiões, do País e da Europa.

A “Festa do Mosaico” apresenta-se como um encontro cultural e criativo aberto aos visitantes dos Sítios arqueológicos implicados e aos interessados no Património de mosaico romano presente nos Sítios da “Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó”.

A “Festa do Mosaico 2020” é um evento da “Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó”, um Destino de Turismo Criativo temático que promove a cultura e a “pessoa criativa” através de um envolvimento estimulante dos públicos com o Património de mosaico romano presente no eixo constituído pelo “Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional” e pelas “Ruínas Romanas de Conímbriga – Monumento Nacional”, pela “Villa Romana do Rabaçal” e, ainda, pelo “Complexo Monumental de Santiago da Guarda”.