Festa do Mosaico 2020: primeiro workshop é já no domingo e inscrições estão abertas

Festa do Mosaico 2020: primeiro workshop é já no domingo e inscrições estão abertas

A Festa do Mosaico 2020 é a proposta do MosaicoLab para, durante os meses de setembro, outubro e novembro, celebrar o património agregado na Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó, promovendo a descoberta e o diálogo com o passado romano e com uma da suas expressões culturais mais surpreendentes: o universo criativo do mosaico.

A primeira iniciativa a realizar neste contexto vai ser um workshop de mosaico, que terá lugar no dia 20 de setembro, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, entre as 15H00 e as 17H30. De forma a garantir a segurança de todos os participantes, e além da implementação de outras medidas, a lotação será limitada a quatro grupos familiares.

Assim, para assegurar a presença, os interessados deverão enviar uma mensagem para o endereço de e-mail contact@mosaicolab.pt, o mais rapidamente possível. Estarão dessa forma a inscrever-se, de forma gratuita, para uma experiência em que poderão conhecer técnicas e materiais, além de criar o seu próprio mosaico.

A Festa do Mosaico prosseguirá até ao dia 22 de novembro, desde logo com um outro workshop nos mesmos moldes e no mesmo local, já no dia 27 de setembro, e posteriormente com uma série de workshops em que os materiais ‘tradicionais’ serão substituídos por meios digitais. O objetivo será proporcionar diversas atividades criativas, bem como o acesso a vários conteúdos culturais a elas associados, num formato em que a promoção do mosaico junto de um público tão alargado quanto possível será conciliada com a salvaguarda da saúde pública.

As ferramentas digitais desenvolvidas pelo MosaicoLab especificamente para a Festa do Mosaico 2020 irão permitir conciliar a vertente presencial com a participação à distância, tanto no seio da comunidade local, como em outras regiões do País e da Europa.

A Festa do Mosaico 2020, que se realiza em substituição do previsto Festival do Mosaico, apresenta-se assim como uma iniciativa (parcialmente) digital, destinada a estimular os encontros culturais e criativos que aquele evento pretendia concretizar – dos visitantes, dos turistas e das diferentes comunidades com um património antigo de relevância nacional e europeia.

Esta iniciativa do MosaicoLab insere-se no projeto “Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó”, que pretende fomentar um envolvimento mais profundo dos públicos com o património de mosaico romano presente no eixo constituído pelo Museu Monográfico e Ruínas Romanas de Conímbriga, a Villa Romana do Rabaçal e o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, proporcionando diversas experiências criativas dedicadas ao Mosaico, abertas a vários perfis de públicos e acessíveis em diferentes línguas.

Sobre o autor

Pedro Santos administrator