Workshops de mosaico no Museu Monográfico de Conímbriga com programa especial para agosto

Workshops de mosaico no Museu Monográfico de Conímbriga com programa especial para agosto

Os interessados no mosaico e em conhecer o seu valor estético e cultural, ou até em experimentar as suas técnicas, terão durante o mês de agosto uma oportunidade a não perder. O MosaicoLab está já a levar a cabo uma série de workshops, no Museu Monográfico de Conímbriga, que permitirão ter contacto com esta arte e criar o seu próprio mosaico para levar.

Esta iniciativa decorre em três formatos com hipóteses distintas, todos possibilitando conhecer casos de estudos, materiais e formas de fazer. Assim, os visitantes ocasionais do Museu terão à sua disposição o programa curto, correspondente a um workshop com cerca de duas horas e meia, enquanto que aqueles que pretendam adquirir conhecimentos mais aprofundados poderão optar pelo programa compacto, com um total de cinco horas, divididas por duas sessões no mesmo dia.

Finalmente, existe também um programa destinado a grupos familiares, interessados em descobrir em conjunto os processos de criação de um mosaico e em desenvolverem uma composição original em grupo, utilizando meios materiais e digitais, através de um formato de workshop curto.

Todos os workshops se realizam de segunda-feira a sexta-feira, de manhã (entre as 10H30 e as 13H00) e à tarde (das 16H00 às 18h30), sendo dirigidos a um público a partir dos 7 anos (até aos 13, é obrigatória a presença de um familiar). Mais informações podem ser obtidas no local, no Facebook ou através do e-mail contact@mosaicolab.pt.

As sessões terão a orientação de Humberto Figueiredo, Doutor em Belas-Artes pela Universidade Complutense de Madrid e coordenador do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”, um projeto-piloto do Creatour dinamizado pelo MosaicoLab, que procura implementar soluções de desenvolvimento responsável para a região de Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo como base o património de mosaico romano ali existente.

Esta iniciativa está inserida no programa do Ano Europeu do Património Cultural, de que fazem parte igualmente os workshops regulares, que tiveram início no passado mês de fevereiro, e o programa especial que decorreu no período da Páscoa.

Sobre o autor

Pedro Santos administrator