Estudantes espanhóis de mosaico criam novo património em Ansião

Estudantes espanhóis de mosaico criam novo património em Ansião

Desde o final da passada semana que o património de Ansião está mais rico: a instalação de um conjunto de painéis de mosaico numa rotunda daquela vila, levada a cabo por um grupo de estudantes espanhóis no âmbito de uma colaboração entre o projeto MosaicoLab, a autarquia local e a Escola Superior de Arte e Design de Mérida, corresponde a um primeiro momento de um programa de intervenções criativas em espaços públicos do concelho.

O objetivo, além da valorização estética do espaço urbano, é criar novos motivos de atração turística para a região, a partir do património de mosaico romano já existente, tornando-a numa referência na área a nível europeu.

O trabalho realizado até ao momento corresponde ele próprio apenas a uma primeira fase, com a fixação dos mosaicos nos cubos-canteiros da rotunda intervencionada, seguindo-se uma segunda etapa – ainda sem data definida – que abarcará o espaço interior total da mesma. Os parceiros estão também já a trabalhar na identificação de outros espaços no concelho para dar continuidade a esta colaboração.

A intenção será sempre proceder a uma abordagem contemporânea à arte do mosaico, recusando a mera produção de réplicas ou cópias do que já existe, mas antes criando novo património que dialoga com o antigo. Foi já nesse sentido que os mosaicos agora aplicados foram criados pelos alunos espanhóis após uma visita a Ansião e ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda (em fevereiro deste ano), que viria a inspirar o seu trabalho.

Em Portugal estiveram agora cinco estudantes e um professor, embora o grupo envolvido na conceção do projeto e na elaboração dos mosaicos tenha sido na ordem das duas dezenas de pessoas.

Para o próximo ano, está prevista a multiplicação destas ações de intervenção em espaço público, ao mesmo tempo que está a ser trabalhada a criação de um Centro do Mosaico, que funcionará como uma oficina para trabalhar o mosaico romano numa perspetiva contemporânea, com valências pedagógicas, formativas e criativas.

Para o MosaicoLab, a colaboração com a Escola Superior de Arte e Design de Mérida enquadra-se no âmbito ibérico do seu projeto para o território, assente na valorização do mosaico como património cultural e como criatividade. Trata-se de uma parceria com vantagens dos dois lados da fronteira, perspetivando um novo setor de atividade económica e de emprego para a região de Sicó e permitindo aos alunos espanhóis de mosaico também novas hipóteses de saídas profissionais.

O MosaicoLab pretende promover o desenvolvimento económico e social responsável do eixo geográfico constituído por Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo por base o valioso património de mosaico romano presente na região. Conta ainda com a colaboração do Município de Ansião e do Museu Monográfico de Conimbriga.

Sobre o autor

Pedro Santos administrator