A relação entre Património Cultural e Natureza proposto como tema das Jornadas Europeias do Património, observando as potencialidades que tal relação apresenta para uma interpretação dos Territórios mais profunda e geradora de dinâmicas verdadeiramente transformadoras dos mesmos, constitui o motivo central para a realização de um Seminário congregando aportações de várias áreas disciplinares e oradores de reconhecida competência científica. O Seminário constitui-se como um oportunidade de cruzar conhecimentos e perspectivas sobre os caminhos de inovação territorial e social que importa traçar, de acordo com a reflexão que o tema das Jornadas Europeias do Património suscita.
Tema: Paisagem Cultural: caminhos de inovação territorial e social
Seminário dedicado à importância do Património e da Natureza para o “desenvolvimento responsável” dos territórios e das comunidades, contando com Oradores de diferentes Áreas Disciplinares e de reconhecida competência científica.
09h30 – Recepção aos participantes
10h00 – Sessão de ABERTURA
Intervenientes:
Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Turismo do Centro
11h00 – 1º Painel de Oradores
Doutor Humberto Figueiredo (Projecto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”) “Um projecto de Turismo Criativo alicerçado no Património”
Professor Doutor Paulo Peixoto (FEUC / Projecto CREATOUR) “Turismo criativo e desenvolvimento local sustentável”
(Pausa)
12h00 – 2º Painel de Oradores
Doutor Virgílio Hipólito Correia (Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional): “Mosaicos de Conimbriga: Matéria-prima de um projeto de turismo criativo”
Professor D. Santiago Sánchez Junco (Escuela de Arte y Superior de Diseño de Mérida – Espanha): “Un taller de mosaicos en la actualidad”
Dr. Rodrigo Marques Pereira (Arqueólogo / Câmara Municipal de Ansião): “Complexo Monumental de Santiago da Guarda, um monumento a descobrir”
Doutor Arturo Portillo Merino (Director da Escuela de Arte y Superior de Diseño de Mérida – Espanha): “Creando centros en Ia periferia. Algunas experiencias en España”
(Intervalo para Almoço)
15h00 – 3º Painel de Oradores
Doutor António Queirós (Liga dos Amigos de Conímbriga): “Paisagem cultural como recurso educativo e turístico”
Dr. Santiago Millán (Arqueólogo – DGBMPC / Junta de Extremadura – Espanha): “Proyectos de rentabilizacion del patrimonio arqueológico en zonas rurales de Extremadura. Medellín y otros proyectos recientes”
Dr. Cléber Gouvea Fernandes (Doutorando / Universidade de Coimbra): “O Uso de Recursos Artísticos, Culturais e Patrimoniais no Ensino de Simetrias do 1º Ciclo da Educação Básica em Portugal”
16h30 – 17h30: Debate
18h00 – Visita guiada às Ruínas da cidade romana de Conímbriga.
A inscrição (gratuita) é aconselhada, tendo em conta a lotação limitada do Auditório do Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional.
Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (Auditório)
Coordenadas: Lat. 40.098272 / Long. -8.490278
http://www.conimbriga.gov.pt/index.html
Lamentámos, mas o registo para este evento encontra-se encerrado.
We are sorry, but registrations for this event are now closed.