Mosaico – Conímbriga e Sicó

Integrando o projecto nacional CREATOUR, “Mosaico – Conímbriga e Sicó” é um projeto de Turismo Criativo alicerçado no valioso Património de Mosaico Romano presente no eixo geográfico constituído pelas Ruínas da cidade romana de Conímbriga, pela Villa Romana do Rabaçal e pelo Complexo Monumental de Santiago da Guarda, agregando três municípios – Condeixa-a-Nova, Penela e Ansião. Composto por uma equipa científica multidisciplinar de méritos reconhecidos e estando sediado no “Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional” – importante centro de investigação arqueológica, de conservação e restauro de Mosaico Romano – o Projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” promove iniciativas culturais e atividades criativas no seio dos Museus, dos Centros Interpretativos e Sítios Arqueológicos implicados no seu programa de ação, envolvendo os visitantes e os vários públicos em experiências alternativas de partilha do Conhecimento em torno do Património de Mosaico Romano e afirmando este como expressão de criatividade a trazer ao presente e a reinterpretar nos nossos dias e no futuro. O Património de Mosaico Romano presente no território abrangido revela-se como uma importante manifestação artística e cultural de diferentes momentos da romanização – rica em materiais, em técnicas, em motivos decorativos, em imagens e em narrativas – inserida numa Paisagem Cultural a descobrir.

Temas de Composição do Mosaico romano

As visitas guiadas específicas permitirão a observação dos múltiplos temas de composição presentes nos mosaicos romanos do Património do eixo geográfico implicado no programa. A partir de estas, os diversos workshops temáticos serão espaços de estudo e de prática de Composição de Mosaico, desenvolvidos em várias vertentes de estudo possíveis e adequadas ao melhor conhecimento da Arte do Mosaico e dos processos criativos nele envolvidos.

Os diversos workshops temáticos – de estudo visual e de recriação imagética através de linguagem bidimensional (gráfica e digital) – realizar-se-ão em cada um dos diversos locais da rede de Centros interpretativos e de Sítios arqueológicos.

Recriação material de temas do Mosaico romano

A partir de visitas guiadas específicas e dedicadas a temas de estudo adequados às atividades programadas, os workshops temáticos permitirão o contacto direto com a Arte do Mosaico dos períodos observados nos diversos Sítios arqueológicos abrangidos pelo projeto –  com os materiais, as técnicas e os processos próprios da criação de Mosaico nos vários períodos de romanização presentes.

Os diversos workshops temáticos serão momentos de criação e de execução técnica de Mosaico (em dimensões adequadas ao programa), em diálogo com os Mosaicos romanos observados e permitindo o envolvimento criativo dos diversos participantes nos processos de apropriação do Património estudado.

Recriação digital de temas do Mosaico romano

As visitas guiadas programadas permitirão a observação excepcional de Mosaicos romanos mantidos em programas de conservação preventiva e ter acesso a dados de informação e a conteúdos pertinentes menos habituais. Beneficiando da Interpretação “in situ” conduzida por Arqueólogos e Conservadores responsáveis, os participantes terão a oportunidade de partilhar conhecimentos especializados sobre o Património e aplicar processos de documentação digital (2D) como prática de documentação visual respeitante ao mesmo.

Os participantes terão a oportunidade de colaborar na cocriação de bases de dados digitais (imagens e conteúdos) sobre o Património observado durante os workshops, assim como no período de pós-visita.

Estudos de Património e Criação de Mosaico (Programa integrado de Verão)

O Programa integrado (de duração semanal ou quinzenal) propõe uma série de visitas guiadas aos vários Sítios Arqueológicos da rede associada ao projeto, conduzidas por especialistas nos diversos temas abordados. A partir da observação “in situ” e dos estudos complementares desenvolvidos em Seminários teóricos – relacionados com a Arte do Mosaico em diferentes períodos – os workshops práticos de criação de Mosaico permitirão a cada participante envolver-se criativamente com a “linguagem” do Mosaico enquanto Arte, experimentando os seus materiais, as suas técnicas e os seus recursos expressivos.

O programa é dirigido a públicos específicos e a interessados no Património cultural.

Conservação e Restauro de Mosaico Romano (observação e intervenção “in situ”)

O Museu “Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional” é um importante centro de estudo, de investigação e de conservação e restauro do Mosaico Romano. Constitui, assim, uma oportunidade única para todos os visitantes interessados na preservação do Património poderem observar “in situ” as práticas especializadas de conservação e restauro de Mosaico, familiarizando-se com os conceitos e as boas práticas no domínio específico em causa.

O programa de atividades permitirá aos visitantes envolverem-se em programas de conservação preventiva, acompanhados por especialistas e em intervenções previamente delineadas.

O programa pressupõe abordagens transversais aos temas de estudo pertinentes e é dedicado a públicos específicos.

Mosaico – Abordagens transversais educativas

O programa de abordagens transversais educativas, relacionadas com o Património em causa, expressa a confluência de vários saberes disciplinares na interpretação que o universo material e formal do Mosaico Romano possibilita.

O programa prevê direcionamentos de estudo e abordagens transversais diversas – desde a Geologia à Programação computacional.

O programa de conteúdos e de atividades é dirigido a públicos escolares, de vários níveis, assim como a outros públicos específicos.

Residência Artística / Workshop

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda acolhe o programa de residências artísticas do projeto, dadas as características adequadas dos seus espaços funcionais e beneficiando do importante Património de Mosaico romano presente.

O Programa de residências artísticas apresenta várias linhas de direcionamento, consoante os campos de investigação, os objetivos e as estratégias de articulação com outras iniciativas do projeto.

As Residências Artísticas podem realizar-se ao longo do ano civil e em qualquer momento, pois dependem fundamentalmente de um programa próprio de atividade. Os beneficiários serão selecionados por convite ou por concurso aberto tornado público.

Festival de Mosaico

O programa do Festival de Mosaico realizar-se-á durante os meses de Verão, de modo a acolher inúmeros visitantes e a promover o estudo e o envolvimento criativo de todos os interessados. Acontecerá nos espaços dos Museu, dos Centro interpretativos e dos Sítios arqueológicos que integram a rede do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”.

Para além de mostras de Mosaico contemporâneo como Arte, o programa do Festival de Mosaico inclui igualmente Seminários temáticos e séries de workshops, dirigidos a diferentes públicos e dedicados a diversos temas pertinentes nos âmbitos de estudo do Mosaico como Património e como expressão artística intemporal.