Missão

O património cultural que o Mosaico romano constitui revela-se como um repositório rico de matérias, de técnicas, de imagens e de arte no espaço, em diversas áreas geográficas e em diversos tempos da História. É uma forma de arte antiga e simultaneamente moderna e contemporânea. O Mosaico continua a ser uma expressão de Arte magnífica nos nossos dias, aberto à evolução estética e às sensibilidades artísticas do presente e, seguramente, do futuro.

O Mosaico, na sua dimensão material, remete-nos para a natureza e para a paisagem. Na sua evocação imagética fala-nos de histórias e de mitos, de formas, de geometrias, de cores e de gostos, de espaços habitados, de cultura e de sociedade. Como expressão de arte maior, convida-nos à sua descoberta, ao seu conhecimento e à sua experiência.

O Património, que o Mosaico romano constitui no eixo de romanização de Sicó, é um recurso cultural fundamental para a prossecução de estratégias inteligentes de desenvolvimento sustentável e responsável do território, entre as quais o Turismo Criativo assumirá um papel importante.