Seminários

Seminário / Jornadas Europeias do Património 2017 -Património e Natureza

Setembro: dia 23 (Programa complementar no dia 24)

A relação entre Património Cultural e Natureza proposto como tema das Jornadas Europeias do Património, observando as potencialidades que tal relação apresenta para uma interpretação dos Territórios mais profunda e geradora de dinâmicas verdadeiramente transformadoras dos mesmos, constitui o motivo central para a realização de um Seminário congregando aportações de várias áreas disciplinares e oradores de reconhecida competência científica. O Seminário constitui-se como um oportunidade de cruzar conhecimentos e perspectivas sobre os caminhos de inovação territorial e social que importa traçar, de acordo com a reflexão que o tema das Jornadas Europeias do Património suscita.

Tema: Paisagem Cultural: caminhos de inovação territorial e social

Seminário dedicado à importância do Património e da Natureza para o “desenvolvimento responsável” dos territórios e das comunidades, contando com Oradores de diferentes Áreas Disciplinares e de reconhecida competência científica.

Programa

09h30 – Recepção aos participantes

10h00 – Sessão de ABERTURA

Intervenientes:

Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Turismo do Centro

11h00 – 1º Painel de Oradores

Doutor Humberto Figueiredo (Projecto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”)   “Um projecto de Turismo Criativo alicerçado no Património”

Professor Doutor Paulo Peixoto (FEUC / Projecto CREATOUR)  “Turismo criativo e desenvolvimento local sustentável”

(Pausa)

12h00 – 2º Painel de Oradores

Doutor Virgílio Hipólito Correia (Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional): Mosaicos de Conimbriga: Matéria-prima de um projeto de turismo criativo”

Professor D. Santiago Sánchez Junco (Escuela de Arte y Superior de Diseño de Mérida – Espanha): “Un taller de mosaicos en la actualidad”

Dr. Rodrigo Marques Pereira (Arqueólogo / Câmara Municipal de Ansião): “Complexo Monumental de Santiago da Guarda, um monumento a descobrir”

Doutor Arturo Portillo Merino (Director da Escuela de Arte y Superior de Diseño de Mérida – Espanha): “Creando centros en Ia periferia. Algunas experiencias en España”

(Intervalo para Almoço)

15h00 – 3º Painel de Oradores

Doutor António Queirós (Liga dos Amigos de Conímbriga): “Paisagem cultural como recurso educativo e turístico”

Dr. Santiago Millán (Arqueólogo – DGBMPC / Junta de Extremadura – Espanha): “Proyectos de rentabilizacion del patrimonio arqueológico en zonas rurales de Extremadura. Medellín y otros proyectos recientes”

Dr. Cléber Gouvea Fernandes (Doutorando / Universidade de Coimbra): “O Uso de Recursos Artísticos, Culturais e Patrimoniais no Ensino de Simetrias do 1º Ciclo da Educação Básica em Portugal”

16h30 – 17h30:  Debate

18h00 – Visita guiada às Ruínas da cidade romana de Conímbriga.

A inscrição (gratuita) é aconselhada, tendo em conta a lotação limitada do Auditório do Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional.

Local

Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (Auditório)

Coordenadas: Lat. 40.098272 / Long. -8.490278

http://www.conimbriga.gov.pt/index.html

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-monografico-de-conimbriga/


Formulário de registo no Seminário / Seminar registration form

Dados pessoais / Personal details