Estudantes espanhóis vão decorar espaços públicos da Região Centro com mosaicos

Estudantes espanhóis vão decorar espaços públicos da Região Centro com mosaicos

Um grupo de vinte alunos da Escola Superior de Arte e Design de Mérida, em Espanha, vai ser responsável por intervenções criativas em espaços públicos da Região Centro, baseadas na arte do mosaico. Neste contexto, estiveram recentemente em Portugal para visitar Ansião, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda e o Museu Monográfico de Conímbriga, dando assim início a esta colaboração.

O objetivo é que, a partir do património de mosaico romano já existente na zona, e que é a sua grande riqueza patrimonial, seja criado património novo e se torne a região mais atrativa do ponto de vista do turismo, tornando-a numa referência na área do mosaico. Os estudantes, que viajaram para Portugal acompanhados pelo professor e reconhecido mosaísta Santiago Sánchez Junco, já regressaram a Espanha para projetar as intervenções a realizar, após o que voltarão ao nosso país para a sua concretização.

Ao fazer do mosaico um elemento de ligação entre dois países vizinhos, esta parceria transfronteiriça afigura-se vantajosa para todos os envolvidos, por perspetivar uma possibilidade de desenvolvimento económico para a região de Sicó e, do lado espanhol, por permitir aos alunos novas hipóteses de saídas profissionais. Previstas estão ainda iniciativas de formação entre os dois países.

A iniciativa é da responsabilidade do MosaicoLab, com a colaboração do Município de Ansião e do Museu Monográfico de Conimbriga.

Sobre o autor

Pedro Santos editor